Skip to main content

Desde o início de janeiro Prefeitura de Ribeirão Preto, em parceria com a Softplanempresa que atua há três décadas no desenvolvimento de soluções para diversas áreas da gestão pública, vêm capacitando seus servidores para o uso dSolar BPM. O software será responsável por automatizar as rotinas de trabalho dos servidores, imprimindo maior autonomia e agilidade ao serviço público e, assim, dar continuidade à jornada da Prefeitura de Ribeirão Preto rumo ao 100% digital. 

Em formato híbrido, em pouco mais de um mês do início das capacitações, o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Softplan já possui mais de mil inscritos no Curso do Solar BPM que conta com videoaulas gravadas. Em paralelo, acontecem as capacitações com aulas presenciais e/ou remotas “ao vivo” e que possuem como objetivo formar mais de 100 multiplicadores na ferramenta. 

As metodologias utilizadas nesta etapa das capacitações utilizam AVA, avaliações e a sala de aula invertida além de mesclar aulas expositivas e também a mão na massa, com exercícios que simulam o uso real da solução Solar BPM. As notas de satisfação mostram a excelência e dedicação das equipes nprojeto. Confira: 

Satisfação dos clientes | Ribeirão Preto

Turma 1 – Manhã
Período: 18/01/2021 a 23/01/2021
Instrutor: Gustavo Passos
Média geral: 9.7 

Turma 2 – Tarde
Período: 18/01/2021 a 23/01/2021
Instrutor: Gustavo Passos
Média geral: 9.8 

Turma 3 – Manhã
Período: 08/02/2021 a 12/02/2021
Instrutor: Gustavo Passos
Média geral: 9.7 

Turma 4 – Tarde
Período: 08/02/2021 a 12/02/2021
Instrutor: Gustavo Passos
Média geral: 9.5 

Os itens avaliados pelos participantes incluem o domínio do instrutor sobre o conteúdo ministrado, pontualidade e cumprimento dos horários acordados, qualidade do material didático e a linguagem utilizada; conteúdo e sua contribuição para o entendimento no uso do sistema, a avaliação dos exercícios, a carga horáriaentre outros.  

Destaques 

Um dos pontos altos e mais mencionados nas avaliações feitas pelos servidores foi a maestria do instrutor Gustavo Passos, que atua como analista de negócios na SoftplanEle também possui uma ótima visão sobre o projeto de Ribeirão Preto: 

Conseguimos um excelente engajamento para a etapa da capacitação que é um dos pontos altos deste projeto. A conscientização em torno disso foi espetacular: imensa participação dos responsáveis dentro da prefeitura para engajar todos os servidores à se capacitarem através dos cursos EaDs e também para o treinamento ao vivo, mesmo que de forma online, onde foi possível praticar bastante o que vai ser usado no dia a dia, além de tirar todas as dúvidas em relação à nova realidade” comenta, Gustavo.

Ele ressalta algo valioso na virada de chave para o modelo digitalo engajamento dos participantes 

As pessoas que participaram deste treinamento foram muito participativas, o que deixou ainda mais rico o ganho de conhecimento. O novo sistema foi muito bem recebido por todos da prefeitura deixando ainda mais claro o quanto essa transformação digital foi aceita e abraçada pelos servidores., acrescenta o instrutor.  

Já Ana Christina da SilvaCoordenadora de Capacitação e Documentação, comemora o projeto:

“Nos mais de 20 anos em que atuo na aplicação de capacitações em órgãos públicosnoto uma mudança positiva em gestores e servidores, cada vez mais abertos, conscientes e focados em se capacitar para melhorar os serviços prestados ao cidadão. A procura pelo saber e por entender o momento, o contexto e a ferramenta são constantes e estamos aqui porque somos especialistas em promover a transformação digital e fazer a diferença – sou apaixonada pelo que faço!” 

Alguns feedbacks:  

Conhecimento do instrutor, ferramenta do sistema bastante intuitiva.  

“O sistema é bastante intuitivo, o instrutor é extremamente capacitado e demonstrou total domínio do assunto.

“O instrutor Gustavo teve o controle e a paciência com todos pois a assimilação é diferente para cada pessoa. Parabéns e obrigado à equipe.”

“Além da demonstração virtual, os exercícios foram fundamentais para o aprendizado.” 
 
Excelente trabalho, o sistema é fácil, transparente e muito bom”  

Próximos passos na Prefeitura de Ribeirão Preto rumo ao 100% digital

As informações foram extraídas do Ambiente de Aprendizagem da Softplan – o Portal Capacita UNGP. Lá os servidores podem acessar as videoaulas disponíveis e baixar os materiais instrucionais, além de responder a pesquisa de satisfação e emitir seus certificados. 

O projeto para transformação digital na Prefeitura de Ribeirão Preto rumo ao 100% digital segue com a programação de mais duas turmas de capacitação no início de março. A implantação já foi realizada e a operação assistida segue sendo realizada até o próximo dia 05/03 e conta com nossos especialistas e a equipe residente da Softplan na Prefeitura. O cronograma das ações foi minuciosamente discutido e pensando junto com os gestores do contrato na Prefeitura e mostra todo o cuidado e dedicação da Softplan para que o cliente tenha a melhor experiência com o uso da solução.  (Veja também: Primeiros Passos do Programa Barueri Sem Papel) 

 

Vantagens e desvantagens: Solução de código aberto X Solução especializada

Autor

  • Formada em Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, atua como analista de Marketing com foco em mídias sociais e estratégia de conteúdo.

Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais
Mirella Meira

Mirella Meira

Formada em Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, atua como analista de Marketing com foco em mídias sociais e estratégia de conteúdo.

Deixe um comentário