Skip to main content

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) firmaram um termo de cooperação técnica para integrar a gestão de obras de arte especiais (OAEs) em um mesmo sistema. Agora, o mapeamento de pontes, passarelas e viadutos do Distrito Federal de ambos os órgãos será consolidado em uma única plataforma. 

A assinatura do termo, intermediada pela Secretaria de Governo (Segov) em 19 de dezembro, visa aprimorar a eficiência na tomada de decisões relacionadas aos serviços necessários para nas rotinas de operações de manutenção, restauração e adequação das obras; alcançando um nível mais elevado de qualidade e conservação das OAEs.

Adoção do SIDER pela Novacap: maior eficiência na gestão de Obras de Artes Especiais

O SIDER é a tecnologia em questão utilizada pelo DER-DF e que agora será implementada na Novacap. A solução é desenvolvida pela Softplan e faz parte das rotinas do DER-DF desde 1995. Com a implementação do sistema, todas as obras de arte especiais sob responsabilidade da Novacap serão cadastradas e integradas ao SIDER, permitindo uma gestão eficaz e análise detalhada dos seus dados por um corpo técnico especializado. 

“Antigamente uma inspeção de uma obra de arte era muito mais visual. Hoje, com esse sistema, você tem um grau de precisão melhor e, com isso, você toma medidas de resolução mais precisas. Então, realmente é muito importante esse sistema e ainda mais agora sendo compartilhado com outros órgãos do nosso Distrito Federal”, afirmou Fauzi Nacfur, Presidente do DER-DF, em entrevista à Agência Brasília.

SIDER: uma gestão eficiente para Obras de Artes Especiais

O SIDER, especializado na gestão de infraestrutura rodoviária e utilizado por mais de 13 estados do Brasil, oferece um módulo dedicado exclusivamente às Obras de Arte Especiais (OAE). Este módulo abrange desde o cadastro completo das obras até informações detalhadas de avaliação, calendário de vistorias e orçamentos de manutenção. 

Rafael Marana Scala, executivo de contas da Softplan, destaca a importância do módulo OAE: “O módulo OAE desempenha um papel essencial ao fornecer suporte à equipe técnicas sobre detalhamento da infraestrutura, identificação e mapeamento de possíveis patologias, além de facilitar a elaboração de orçamentos. Funciona como uma central integrada que otimiza toda a rotina operacional, gerenciando de maneira centralizada custos e a mão de obra necessária para os serviços de manutenção e conservação das obras, proporcionando eficiência e assertividade em cada etapa do processo – podendo, inclusive, ser usado durante as inspeções em campo com o aplicativo mobile” 

Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

Essa integração entre DER-DF e Novacap marca um passo significativo em direção à modernização da gestão de obras de arte especiais, promovendo eficiência, precisão e colaboração entre os órgãos envolvidos. 

Leia a notícia completa no site da Agência Brasília para saber mais detalhes sobre o ocorrido. Explore também outras histórias de êxito do DER-DF, como a vez em que o Departamento alcançou destaque como referência em padronização na administração e manutenção da infraestrutura no Distrito Federal. 

Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais