Por Renato Igor
31/07/2020 – 09h36
Uma pesquisa aponta a insatisfação de 63% dos brasileiros com os serviços digitais oferecidos pelos órgãos públicos nas três esferas, tanto federal, estadual e municipal . O trabalho realizado pela catarinense Softplan, que entrevistou 200 pessoas, mostra que as críticas ocorrem em todas as cinco regiões do país.Especificamente sobre prefeituras, a maior parte (62%) dos entrevistados conhece os serviços online disponibilizados pela administração municipal e informou (67%) ter usado em 2020 algum deles no município onde mora. Com relação à satisfação em relação a experiência, houve praticamente um empate entre os que relataram indiferença (42%) e os insatisfeitos (40%).
Transparência
Serviços online voltados à transparência e economia nos gastos públicos ficaram nas últimas posições das prioridades dos entrevistados. Tal fato mostra o grau de desconhecimento de parte da população, que não se dá conta de que quanto maior for a transparência, maior o controle social e menor o espaço para a má aplicação do recurso público, seja através da corrupção ou gasto inútil. E quanto maior a transparência, mais recursos sobram para a aplicação, aí sim, naqueles serviços que são apontados como prioritários pela população.
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