Skip to main content

A atualização de Sistema de Medições de Obras (SMO) no Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) que aconteceu em agosto de 2020, já apresenta resultados significativos para o órgão. O aumentou da produtividade, a integração nas informações e a nova interface são parte da rotina para os servidores que são responsáveis por gerenciar mais de 900 contratos.   

Sistema de Medições de Obras 

Parceiros da  Gestão Pública Softplan desde 2009, o DER/SE faz a Gestão de Obras de Infraestrutura Rodoviária utilizando o SMO, módulo que compõem o conjunto de soluções para Gestão de Contratos e Obras do SIDER. 

Este módulo é responsável pela gestão dos contratos e medições de obras e serviços de engenharia feitos e/ou gerenciados pelo Estado, bem como cálculos das medições o gerenciamento da planilha de serviços e andamento físico dos contratos. 

Versão web 

Com a atualização de Sistema de Medições de Obras, o SMO passou a operar totalmente na nuvem, com a possibilidade de acesso remoto, fora do órgão. 

Essa migração trouxe mudanças significativas na usabilidade e nas funcionalidades do sistema que, a partir da atualização, comporta a importação de planilhas do Excel. 

Entre os benefícios que a atualização do sistema trouxe para o DER/SE, o número de pessoas logadas utilizando o sistema é um dos destaques. Antes apenas 5 pessoas podiam usar o sistema ao mesmo tempo.

Aumento em 500% na produtividade da equipe. 

Hoje são mais de 30 pessoas logadas executando as suas atividades”, afirmou Igor de Albuquerque, Gerente de Conservação do DER/SE. 

Mapa Interativo de Obras 

Outra feature que a atualização do SMO entregou foi o Mapa Interativo de Obras, que consiste em um mapa com as marcações georreferenciadas de obras e disponibiliza informações gerencias das obras em execução, de forma descomplicada e visual. 

O Mapa Interativo deixou o trabalho do DER/SE ainda mais transparente. Este recurso mostra todos os detalhes da obra e consequentemente a nossa responsabilidade no uso e gestão dos recursos públicos enfatizou Igor. 

Com o Mapa Interativo de Obras é possível visualizar contratos, medições, fotos e vídeos do andamento da obra. Conheça mais sobre este e outro módulo do SIDER, aqui.

Aplicativo Diário de Obras  

Assim como a atualização possibilitou aos servidores do DER/SE o acompanhamento em tempo real dos contratos e as medições de obras e serviços de engenharia, ainda faltava a interação com as empresas que executam os contratos. 

Com isso, a Softplan Gestão Pública desenvolveu aplicativo Diário de Obras, que pode ser utilizado via smartphone ou tablet pela empresa executora, que fica responsável por registrar informações do dia a dia da obra e, assim, permitindo o acompanhamento em tempo real pelo fiscal.  

Este aplicativo é totalmente integrado com o SMO, e possibilita, por exemplo, que as fotos registradas no diário sejam importadas nas medições do contrato. 

 

Assista ao videocase e conheça mais uma História de Sucesso  

 

 

blank

Deixe um comentário