A Transformação Digital no Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) não é mais uma visão de futuro, e sim uma realidade do agora. O DER/SE vem promovendo sua modernização para dar maior eficiência e celeridade aos serviços prestados e um exemplo disso é a atualização do Sistema de Gestão de Contratos e Medições de Obras Rodoviárias, implantado desde 2009.

O sistema está passando por uma completa revitalização e atualização tecnológica e será substituído por uma versão totalmente na nuvem.  Essa ação trará significativas mudanças e incrementos às funcionalidades e também a necessidade de novas capacitações aos usuários do Órgão para que possam continuar desempenhando suas atividades e adquirindo novos conhecimentos para potencializar o uso da ferramenta.

Com o objetivo de garantir a segurança e tranquilidade de todos os envolvidos, as etapas do projeto serão realizadas inteiramente online. A Coordenadoria de Capacitação da Softplan – empresa desenvolvedora do sistema e líder no segmento de soluções para gestão pública, conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem exclusivo e preparou, de forma customizada, todo o material didático e as videoaulas, que serão ministradas ao vivo por especialistas da Softplan ao longo do mês de julho em seis turmas  organizadas de acordo com o perfil de cada usuário, totalizando 40 horas/aula.

O primeiro encontro aconteceu nesta terça-feira, 14 de julho, e contou com as participações “virtuais” ilustres do Secretário de Desenvolvimento e Sustentabilidade (SEDURBS), Eng.º Ubirajara Barreto dos Santos, e do Diretor-Presidente do DER/SE, Eng.º Carlos Alberto dos Santos Araújo bem como da equipe de especialistas da Softplan,  lideradas por seu Diretor Executivo, Eng.º Moacir Marafon que, por sua vez, explicou sobre o projeto de implantação da nova versão do sistema e as ações de capacitação e operação assistida.

Com muito entusiasmo, o Secretário da SEDURBS, Eng.º Ubirajara dos Santos, comentou que essa revitalização do programa de gerenciamento de obras de Sergipe é um momento ímpar. “Desde muito tempo já buscávamos essa atualização. Nós vivemos hoje um mundo virtual, realmente. O projeto será de grande importância para o todo o Estado e que se tornará realidade muito em breve”, comemora.

Os encontros programados objetivam sensibilizar e aproximar cada vez mais os usuários para que se sintam parte da mudança pois é imprescindível o engajamento de todos para o sucesso do projeto. Segundo o Diretor-Presidente do DER/SE, Eng.º Carlos Alberto dos Santos Araújo, a ferramenta será de grande valia para o uso diário. “Vamos fazer um bom uso disso – que todos tenham essa vontade de usá-la, pois vai facilitar ao usuário e ao Órgão. Vai dar agilidade. Peço que os servidores se empenhem, que busquem e aprendam e que o esforço do Estado em nos proporcionar essa ferramenta valha a pena”, orienta.

Esse é um momento singular e oportuno para o DER/SE se modernizar. “O Covid veio acelerar tendências e criar outras novas. Uma dessas tendências é acabar com a papelada e passar para o digital. Quando se fala em digital, em um primeiro momento, temos a guerra ao papel. Ele teve uma grande importância para registrar nossas memórias e nosso conhecimento, mas hoje ele é o vilão da produtividade”, pontuou o Eng.º Moacir Marafon, Diretor da Softplan.

Quando se trata de medição e contratos a papelada e a lentidão estão atreladas e, para Marafon, isso não faz mais sentido. “A Transformação Digital no DER/SE vai permitir que se mostre para a sociedade onde os recursos estão sendo investidos – as obras e os estágios dessas obras. A sociedade pode interagir com o Órgão. O sistema vai mostrar os gargalos e onde pode haver a melhoria. Além de tudo, vai permitir que qualquer colaborador do Órgão, qualquer fiscal, trabalhe de casa em segurança”, garante.

O sistema é bastante completo e visa automatizar e integrar as ações de todos os entes da cadeia, como gestores, fiscais e o próprio cidadão. Os módulos que compõem a solução possibilitam também o gerenciamento físico e financeiro dos contratos de obras, a gestão de indicadores estratégicos ao Órgão e a apresentação de informações em mapa georreferenciado.

Ao final do mês de julho será concluída a etapa das capacitações e haverá o encerramento do antigo sistema –  a virada de chave para nova solução está programada para a primeira semana de agosto.

A Softplan está inteiramente comprometida com o sucesso deste projeto e motivada para que o DER/SE colha os melhores frutos por promover a Transformação Digital com quem é líder há 30 anos neste segmento de mercado.

 

Veja outros cases de sucesso em Transformação Digital

Deixe um comentário