Skip to main content

Os contribuintes da Capital poderão encontrar seus carnês de IPTU virtual no site IPTU Floripa

Os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da TCRS (Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos) já estão disponíveis na internet para pagamento. (http://www.iptufloripa.com.br). A Prefeitura de Florianópolis também iniciou a entrega das guias físicas para pagamento em cota única ou parcelado em até duas vezes. Quem optar por maior número de parcelas, deverá emitir as demais guias no site oficial do IPTU de Florianópolis.

Segundo a Secretaria de Fazenda de Florianópolis, o imposto foi reajustado em 3,92%, conforme o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Quem puder quitar o imposto em um único pagamento obterá 20% de desconto até 5 de janeiro. O contribuinte que optar por cota única com vencimento em fevereiro e março terá descontos de 10% e 5%, respectivamente. Se a opção for parcelar, é possível em 10 vezes. De acordo com a Secretaria de Fazenda, em 2020 houve a adesão ao pagamento em cota única por cerca de 80% dos contribuintes. Por isso, para 2021 a prefeitura optou por enviar somente as guias para cota única e duas parcelas.

Facilidade e Segurança

O auditor fiscal de tributos de Florianópolis, Georges Mavros Filizzola, ressalta a importância de os contribuintes fazerem os pagamentos de casa. “No site, é possível escolher entre cota única ou parcelado, imprimir as guias e fazer o pagamento pelo aplicativo do banco mesmo. Pedimos que evitem ir até o Pró-cidadão neste momento. É rápido e fácil fazer pelo celular ou computador no conforto da nossa casa”, sugere.

Para quem não puder emitir a guia e efetuar o pagamento de casa, a Secretaria de Fazenda afirma que as unidades do Pró-Cidadão dispõem de totens de autoatendimento onde o contribuinte também tem acesso aos boletos do IPTU e da TCRS. A Fazenda alerta que os boletos de IPTU e TCRS não são enviados para imóveis vinculados à imobiliária; imóveis cujo contribuinte está cadastrado com número provisório de CPF ou CNPJ, o que impede gerar o Documento de Arrecadação e imóveis cujo endereço está incompleto.

Leia a matéria completa: Jornal Notícias do Dia – ND+

Trabalho realizado em conjunto com a equipe Softplan

Anderson da Silva Zielke, coordenador da Softplan, empresa desenvolvedora de softwares para gestão pública que atuou diretamente na viabilização desse projeto, comemora:

“Um grande trabalho realizado diariamente pela equipe para que todos esses serviços estejam disponíveis para a população. Principalmente, em um ano com tanta adversidade, nunca foi tão importante a disponibilização de todos esses serviços On-line para facilitar o acesso e não precisar o deslocamento das pessoas. Sabemos quanto esforços durante os últimos meses envolveu da equipe para que pudessem realizar essas entregas no prazo.” 

 

Veja o vídeo que a Prefeitura Municipal de Florianópolis disponibilizou:

 

Conheça mais  Histórias de Sucesso de Transformação Digital na gestão pública.

Deixe um comentário