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Com o objetivo de implementar ações públicas focadas em preservação, monitoramento e controle de práticas sustentáveis e recursos naturais, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA)  ampliou a oferta de serviços digitais para a população. São mais de 30 assuntos referentes à pasta e que, agora, podem ser solicitados pela internet, entre eles: pedido de Licenciamento Ambiental, denúncias ambientais e autorização de corte e plantio de árvores. 

O avanço da Secretaria faz parte do projeto Prefeitura Sem Papel, que completou um ano em janeiro de 2022. A iniciativa soma resultados para toda a administração pública, promovendo celeridade, transparência e eficiência econômica para a gestão de processos que, antes, eram físicos e, hoje, tramitam digitalmente por meio de portal de atendimento web. Conheça mais sobre o projeto Prefeitura Sem Papel.  

Oferta de serviços digitais torna Secretaria de Ribeirão Preto mais eficiente 

Com a implantação do Sistema de Protocolo Eletrônico, o Solar BPM, software especializado na tramitação de processos digitais, a Secretaria facilitou a participação da sociedade na gestão e proteção do meio ambiente e aumentou a eficiência na administração dos processos externos. 

Antes, quando os protocolos e solicitações eram feitos somente no balcão e de maneira presencial, os servidores analisavam em média 140 solicitações a cada 60 dias. Agora, com a possibilidade de receber as solicitações online, feitas por meio do Portal de Atendimento, este número quase dobrou, foram 230 solicitações analisadas em 60 dias. Confira o gráfico comparativo*:

Aumentam solicitações analisadas na SMMA de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto aumenta eficiência com oferta de serviços digitais

*Fonte: operação da SMMA

 

Os números de 2021 mostram como a SMMA ficou mais ágil, aumentando em 62% a sua capacidade em receber, analisar e despachar os assuntos referentes à pasta.

“A Secretaria de Meio Ambiente, sem dúvidas, ficou mais inteligente e eficiente. Os fluxos de trabalho foram revisados e agora seguem de maneira virtual dentro do Solar BPM. Com isso, o servidor, especialista na gestão destes processos, pode se dedicar nas questões ambientais e não mais no atendimento em balcões e no gerenciamento de filas e processos que nasciam físicos, gerando papel, pastas e mais gastos para a prefeitura” Catherine D’Andrea, Secretária Municipal de Meio Ambiente. 

Os principais assuntos da SMMA 

Com o uso da tecnologia na tramitação e virtualização de processos, foi possível avaliar quais as maiores demandas da instituição pública e, desta forma, entender mais sobre a interação entre cidadão e governo. “Com a digitalização os interessados por estes processos têm acesso em tempo real ao andamento de suas solicitações e podem acompanhar de perto cada etapa. Esta simples mudança faz com que a interação entre administração e cidadão seja dinâmica, colocando o que realmente interessa em evidencia, a solução do pedido”, explica Felipe Tofanin, Coordenador de tecnologia da Softplan. Veja os assuntos com maior relevância no sistema aferidos no dia 03/03/22:

  • Árvore – Autorização de extração em calçada  
  • Árvore – Autorização de extração em móvel articular  
  • Certidão – Diretrizes ambientais  
  • Solicitações Diversas – Meio ambiente  
  • Árvore – Autorização de extração em próprios públicos municipais  
  • Licenciamento Ambiental – Indústria/Prestação de serviço 

Solar BPM, uma solução especializada na gestão de processos administrativos 

A tecnologia por trás do avanço no projeto Prefeitura Sem Papel de Ribeirão Preto é o Solar BPM, uma ferramenta que permite eliminar a tramitação de documentos em papel por meio da automatização de processos. Fale com os nossos especialistas e conheça mais sobre o Solar BPM. 

 

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