Buscar inovar sempre. Esse é um dos motores que impulsionam as equipes da Softplan. E a inovação, muitas vezes, é provocada pela necessidade. Em tempos de isolamento social, as equipes operacionais não deixaram o tempo parar e seguiram com os cronogramas de implementação nos clientes. E, pela primeira vez, o Obras.gov teve uma implantação 100% remota e num cliente privado. 

STE Serviços Técnicos de Engenharia, empresa contratada pela prefeitura de Canoas/RS para acompanhar as obras no município, além de utilizar o Obras.gov vai orientar outros parceiros e as equipes do próprio município no uso do aplicativo Diário de Obras. Segundo a Analista de Negócios da SoftplanTayane da Silva, responsável pela implementação remota da solução em gestão de obras, o protocolo presencial foi ajustado para ser seguido remotamente, sem perda da qualidade das informações repassadas ao cliente e sem comprometimento com os prazos de entrega. 

Seguimos a programação de implementação por meio de ferramentas de reuniões online e disponibilizamos os materiais de simulação para que o cliente pudesse acompanhar, mesmo à distância. Foram quatro semanas até concluirmos todo o processo, somando aproximadamente 20 horas de treinamento remoto”, afirma Tayane. 

O Obras.gov será um grande aliado da STE no atendimento à prefeitura de Canoas e, na opinião da equipe que participou da implementação, as informações repassadas remotamente – tendo o apoio do caderno de atividades para simulação, atenderam as expectativas dos profissionais que, inclusive, já repassaram o treinamento para as equipes do município gaúcho. “A equipe da STE já fez o treinamento do Obras.gov com a equipe de servidores e nos reportaram que deu tudo certo e todos estão muito seguros quanto ao uso do sistema”, comemora Tayane. 

Quem também conduziu a parte da implementação foi o Analista de Negócios da Softplan, Henrique Gaussmann, que apresentou o aplicativo Diário de Obras e suas novas atualizações. O aplicativo está mais eficiente com o recurso de ativação de voz, sincronização de dados e de permissões, mesmo com uso offline. Gaussmann utilizou um aplicativo mobile para espelhar o celular no computador, e com isso, mostrar exatamente como o aplicativo funciona. “Foi a primeira vez que fizemos um treinamento de aplicativo por computador, mas saiu tudo conforme o planejado e os participantes ficaram muito impressionados com as funcionalidades dessa ferramenta”, afirma. 

O Diário de Obras também foi apresentado e está em uso na Secretaria de Municipal de Saúde de São Paulo, com uma ótima aceitação por parte dos profissionais que acompanham as 150 obras em unidades de saúde na capital paulista. Em Canoas, o aplicativo será usado por parceiros da STE na operação de acompanhamento das obras e a empresa terá todo o controle de permissões de acesso dos profissionais e das informações enviadas pelo aplicativo. 

Os cronogramas de implementações do Obras.gov e das demais soluções do portfólio de produtos da Softplan para a gestão pública seguem firme e totalmente alinhado com as necessidades reais dos clientes, tanto quanto a necessidade de uma solução eficiente e adequada – quanto as imposições atuais que os profissionais estão enfrentando para contornar a pandemia de coronavírus.

Transformar a gestão pública por meio da tecnologia é um dos objetivos da Softplan,  pois acredita que o Brasil digital não para. 

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