Skip to main content

Prefeitura de Vila Velha/ES finalizou as etapas de capacitação e operação assistida da implementação do SAFF. A Prefeitura utilizará o software para gerir o Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais a fim de atender aos requisitos de controle para projetos com recursos do FONPLATA *, banco internacional de desenvolvimento financiador de parte do programa. A capacitação dos servidores aconteceu entre 05 e 14 de julho e a operação assistida entre 19 e 23 do mesmo mês. Ambas foram conduzidas pela Softplan, empresa que desenvolve o SAFF bem como outras tecnologias para instituições públicas. 

A importância da operação assistida para o sucesso do projeto com recursos do FONPLATA

Nessas etapas, os usuários tiveram o primeiro contato com o sistema. Eles foram treinados por uma equipe de capacitação remota e, em seguida, acompanhados presencialmente na operação assistida. “É importante a parceria da Softplan nesse momento, pois, com o apoio de técnicos especializados no sistema, esse trabalho e essa alimentação inicial é muito mais rápida e certeira” comenta Luciano Victor, coordenador geral do Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais de Vila Velha.

A “alimentação” do sistema destacada por Luciano é um dos objetivos da operação assistida. Considerando que o Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais de Vila Velha já está em execução há cerca de um ano e meio, a equipe da Softplan e os servidores inseriram os dados desse período no sistema com o propósito de manter um histórico. A gestão ganhou, então, informações seguras e centralizadas, eliminando o uso de planilhas dispersas.

“Corremos menos riscos de ter informações antigas e históricas do projeto de forma errada dentro do sistema. Agora passamos a ter relatórios e dados confiáveis. E no tempo que a gente precisa.”

Luciano VictorCoordenador geral do Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais de Vila Velha

A questão das planilhas também foi destacada por Giancarlo Bissa Marchezi, coordenador técnico da Unidade Gestora do Projeto (UGP), ao compartilhar suas expectativas em relação ao uso do SAFF. “Se você considerar que hoje a gente trabalha com uma série de planilhas eletrônicas, tanto as oficiais do programa quanto outras que usamos para atender demandas pontuais de várias partes interessadas no programa, a gente espera que o sistema tenha uma fonte de dados centralizada e confiável para consulta de todos os membros da Unidade Gestora do Projeto” analisa Giancarlo Bissa Marchezi.

Patrick Cassettari, analista de negócios da Softplan, foi o responsável pela operação assistida em Vila Velha e coordenou a inserção e validação desses dados. Ele ficou à disposição dos servidores durante 40 horas, dando suporte, por exemplo, no uso do sistema em situações peculiares ao financiamento do FONPLATA.

“As prefeituras e demais órgãos públicos não fazem financiamentos com bancos internacionais todos os dias. Logo, o conhecimento dessa área de negócio é naturalmente limitado. Com o treinamento e a operação assistida, muitas questões são discutidas e levantadas sobre esse assunto. Isso certamente traz mais clareza e aplicabilidade sobre o sistema” analisa Patrick Cassettari. 

Confira no vídeo abaixo o depoimento de Luciano Victor, coordenador geral do Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais de Vila Velha. Ele fala com mais detalhes sobre a importância da operação assistida para que o projeto obtenha sucesso.     

Aplicabilidade do SAFF aos requisitos de controle do FONPLATA 

Por isso, além de essencial para tirar dúvidas e garantir que todos os usuários dominem o sistema, a operação assistida também é um momento importante para que os servidores conversem com os especialistas da Softplan e entendam a aplicabilidade do SAFF aos requisitos de controle do FONPLATA. 

“No caso de Vila Velha, o cliente já possuía um servidor público com experiência em projetos cofinanciados, mas, neste projeto, o banco financiador é outro. O que traz ainda mais um pouco de ineditismo para o Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais de Vila Velha.”

Patrick CassettariAnalista de negócios da Softplan

Em síntese, na Prefeitura de Vila Velha, o software vai apoiar a gestão financeira de USD 27,6 milhões aportados pelo banco. E outros USD 6,9 milhões em contrapartida do município. No entanto, suas funções vão mais além, sendo complementares ao andamento físico-financeiro do projeto como um todo. Com o SAFF, a Prefeitura poderá, por exemplo, gerar de forma rápida e automática relatórios específicos exigidos pelo FONPLATA, otimizando rotinas e reduzindo o tempo de prestação de contas ao banco.

Sobre o Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais de Vila Velha 

O Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais de Vila Velha é o primeiro contrato de financiamento externo firmado pelo município, como é ressaltado pelo portal oficial da prefeitura. A capacitação e a operação assistida do SAFF não apenas apoiam os servidores no entendimento do uso do software de acordo com os requisitos do FONPLATA, como também deixam a instituição mais próxima dos benefícios que a Transformação Digital leva para a gestão pública. 

Com o uso de um software especializado em projetos cofinanciados, a Prefeitura também entrega ao cidadão uma administração, de fato, mais eficiente, célere e transparente. Especificamente no Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais de Vila Velha, a qualidade de vida dos munícipes é o foco de ações de: 

  • pavimentação; 
  • microdrenagem; 
  • iluminação; 
  • sinalização; 
  • ciclovias; 
  • implantação e melhoras de parques urbanos e unidades de conservação. 

O direcionamento dessas ações é primordialmente para regiões da cidade que tenham déficit de infraestrutura e população em maior vulnerabilidade social. Por isso, um dos principais objetivos do programa é integrar “a cidade e as pessoas por meio de ações para a mobilidade urbana, a implementação de espaços de lazer e valorização dos recursos naturais” esclarece o FONPLATA em sua página sobre o projeto.

Assim como fará no Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais de Vila Velha, o SAFF já fez a diferença em outras entregas da gestão pública para o cidadão. Veja como a tecnologia apoiou a execução bem sucedida do programa SC Rural, cofinanciado pelo BIRD, e fale com nossos especialistas para conhecer mais sobre a ferramenta!

*Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata.