Skip to main content

A Prefeitura de Ribeirão Preto fez o lançamento do programa Prefeitura Sem Papel na última sexta-feira, 25 de junho. Realizado de forma online, o evento contou com a presença do prefeito Duarte Nogueira, o secretário Antonio Daas Abboud, demais autoridades e Felipe Tofanin, representante da Softplan, empresa que desenvolve a tecnologia adotada pela Prefeitura. 

Além de celebrar o início do programa, o prefeito reforçou a transformação por trás da substituição da tramitação física pela tramitação digital dos processos administrativos. “Tenho o aplicativo no celular e, dentro do carro, consulto processos, leio e assino digitalmente portarias sem pegar na caneta ou transportar papel. Também posso fazer despachos que, no mesmo dia, estão publicados no Diário Oficial”, explicou Duarte Nogueira. 

A mudança impacta diretamente a rotina dos servidores públicos riopretanos. O secretário de Governo, Antonio Daas Abboud, destaca que, desde o dia 19 de junho, não se cria nenhum novo processo interno da prefeitura com o uso de papel. “Todos os procedimentos eletrônicos foram disponibilizados a cada Secretaria e os processos passaram a ser iniciados sem papel. Esse é um marco que conseguimos neste período de implantação do sistema”, ressaltou Antonio Abboud. 

A transformação digital que acontece dentro da Prefeitura já é sentida também pelos cidadãos, que agora têm acesso a alguns serviços através de um portal online. O próximo desafio é deixar o uso dos processos do Prefeitura Sem Papel mais fáceis para os munícipes. “Até o fim do ano, nenhum processo tramitará na Prefeitura utilizando papel, pasta, mão de obra ou carro. Tudo isso ficará para trás”, disse Antonio Abboud. 

Programa celebra os 165 anos da cidade e nova era marcada pela transformação digital

O projeto Prefeitura Sem Papel possibilitou essa transformação digital através da implementação do Solar BPM, ferramenta de gestão de processos administrativos desenvolvida pela empresa Softplan. Presente em outras instituições públicas brasileiras, a empresa apoiou a Prefeitura e acompanhou todo o processo de mudança, oferecendo, por exemplo, capacitação aos servidores.  

Felipe Tofanin, coordenador da Softplan, falou sobre as oficinas de treinamento e acompanhamento realizado durante a implementação: “Entendemos a importância em formar um governo digital e capacitar os servidores para o uso da tecnologia. A sensibilização dos profissionais que trabalham para a administração pública é um dos maiores desafios para que um projeto de governo digital dê certo. Essa mobilização é necessária para encarar o uso da tecnologia e que ele resulte, de fato, em algo positivo para instituições, servidores e sociedade” explica Felipe.

A inauguração aconteceu poucos dias após o aniversário de Ribeirão Preto, que completou 165 anos no dia 19 de junho. O prefeito Duarte Nogueira ressaltou que o projeto é um legado e também um passo para um futuro mais digital no município. “É um aspecto fantástico e muito emocionante ver até onde somos capazes de chegar. Já fizemos muito até aqui e não podemos parar. Nos próximos três anos e meio do nosso mandato, vamos avançar ainda mais”, concluiu o Prefeito.    

Sobre o projeto Prefeitura Sem Papel

O projeto Prefeitura Sem Papel implementou o Solar BPM, solução tecnológica adotada para automação dos processos administrativos. A feramenta é desenvolvida pela Softplan, empresa que atua há 30 anos no mercado de softwares para a gestão pública. O Solar BPM permite digitalizar processos, automatizar rotinas de trabalho, reduzir o tempo gasto com tramitações físicas e economizar recursos. 

Primeiros resultados

No primeiro semestre do ano, cerca de duas toneladas de papel e 133 toners de impressora foram economizados. Foram poupados três milhões de litros de água e 35 árvores que seriam necessários para a fabricação dessas folhas. Em termos financeiros, aproximadamente R$ 350 mil deixaram de ser gastos com papel, impressão, capas processuais, transporte e armazenagem de documentos. 

Confira esses resultados no vídeo oficial do lançamento da Prefeitura Sem Papel de Ribeirão Preto.
Dados atualizados em 22/06/2021.