Skip to main content

O projeto Itapevi Sem Papel foi apresentado na quinta-feira, 12 de janeiro, para aproximadamente 100 servidores públicos municipais de diversas áreas de atuação. O evento aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Vila Nova Itapevi, e foi destaque no site oficial da Prefeitura. Com implementação prevista para março de 2023, o projeto vai substituir os processos físicos por processos digitais automatizados. 

Para isso, a Prefeitura de Itapevi (SP) conta com um software de automação especializada no setor público: o Solar BPM. Desenvolvida pela Softplan, a tecnologia vai receber os fluxos de tramitação digital dos processos e permitir a oferta de alguns serviços digitais para os cidadãos. O Solar BPM está presente em instituições como o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e o Tribunal de Contas do Estado de Goiás, assim como em prefeituras nas cidades de São Bernardo do Campo e Barueri. 

Projeto Itapevi Sem Papel leva modernização, economia e celeridade ao município

Durante o evento de apresentação do projeto, a Prefeitura reforçou o principal objetivo do Itapevi Sem Papel: tornar os processos públicos mais ágeis, rápidos, práticos e baratos. Com a iniciativa, o município, além de economizar com a compra e aquisição de materiais gráficos, irá levar mais credibilidade e eficiência à prestação dos serviços públicos oferecidos ao cidadão. 

“A nossa gestão é conectada aos novos tempos, o Itapevi Sem Papel é mais um avanço para a nossa população, afinal vamos economizar tempo e dinheiro dos moradores e ainda ajudar a preservar o meio ambiente, com a eliminação de papéis nos processos.” Igor Soares, Prefeito de Itapevi (SP)  

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Administração, em 2022, foram abertos 25 mil processos. Considerando dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estima um gasto de cerca de R$ 30 para os cofres públicos a cada processo, a previsão de economia é de aproximadamente R$750 mil por ano na Prefeitura.   

Adoção de processos digitais na Prefeitura beneficia cidadãos e servidores públicos de Itapevi  

Com as melhorias trazidas pelo Itapevi Sem Papel, o cidadão terá mais transparência em todos os processos sob responsabilidade da administração municipal. Em muitos casos, não será mais preciso se deslocar até os departamentos e secretarias para realizar o atendimento, contribuindo também para uma maior economia de tempo e de recursos financeiros.  

Já os servidores públicos conseguirão reduzir o tempo de trabalho, antes gasto com a preparação e transporte de processos físicos. Com processos 100% digitalizados, será possível definir melhor as prioridades no fluxo de tarefas e entregar resultados mais ágeis, dando mais celeridade também aos atendimentos presenciais.  

“Não há mais como resistir à Transformação Digital. Ela veio para mudar tudo e para melhor. Itapevi Sem Papel já está a todo vapor, ao longo do mês de fevereiro de 2023 nossos especialistas estarão realizando os treinamentos para os servidores e a expectativa é de que a partir de março a Prefeitura e a população já comecem a perceber os primeiros resultados.” Marina Domingos, Gestora do Contrato pela Softplan. 

Após a apresentação do projeto e com apoio da equipe da Softplan, o cronograma do Itapevi Sem Papel segue com a execução do plano de trabalho e treinamentos para capacitação dos servidores no uso do Solar BPM. Saiba mais sobre o projeto neste vídeo elaborado pela Prefeitura de Itapevi. 

Foto: Pedro Godoy PMI 

Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais