Skip to main content

Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vem realizando mudanças para que sua área técnica e de gestão operem com ainda mais excelência, aprimorando a administração rodoviária. A Diretoria Administrativo-Financeira estabeleceu um projeto para guiar essas ações, que propõe uma linha estratégica baseada em quatro pilares: Pessoas, Processos, Infraestrutura e Tecnologia.

Quem explica mais sobre a reformulação do Departamento é Marco Cordeiro, Diretor Administrativo e Financeiro do DER/PR. “Nosso DER está tendo que se reinventar, para isso estabelecemos uma linha estratégica. Sabemos que cada recurso que investimos retorna muitas vezes mais na economia” * avalia Marco Cordeiro.

DER/PR atua na reestruturação do organograma e na capacitação de servidores

A reestruturação do quadro de funcionários é um dos grandes focos do  pilar Pessoas. Marco Cordeiro relembra a diminuição gradual na equipe do Departamento, que chegou a contar com quase 10 mil funcionários na década de 80, passando para 1.200 em 2017 e chegando a 634 em 2021.

“Para continuar o trabalho com excelência, é necessário pensar em reestruturação, ou seja, um novo organograma. A principal ação dessa reestruturação é criar a Diretoria de Projetos, além de uma nova composição no quadro de servidores”, explica. Para isso, o pilar Pessoas foca no resgate da missão do órgão, pensando sempre onde o DER quer ir e como quer operar.

Mapeamento de processos documenta e oportuniza melhoria de procedimentos no DER/PR

O segundo pilar, o de Processos, considera, essa chegada de novos servidores dentro do DER e sua trajetória no órgão. As pessoas novas que vão chegar ao Departamento demandarão capacitação. Para aprimorar os treinamentos, a Diretoria está realizando uma etapa anterior: o mapeamento dos processos de trabalho do DER/PR.

“O servidor público, normalmente, entra em uma instituição e fica muito tempo. O conhecimento fica, muitas vezes, sendo dos servidores. No pilar de Processos, queremos capitalizar esse conhecimento que hoje está na cabeça dos nossos servidores e documentar de forma oficial. Nesse mapeamento, estamos já aproveitamos para fazer aquele questionamento: mas por que é feito dessa forma?”. Marco Cordeiro, Diretor Administrativo e Financeiro do DER/PR.

Além de ser fonte para capacitação dos novos servidores, o mapeamento também oportuniza a melhoria do processo. Para isso, o Departamento conta com o uso de tecnologia e da racionalização dos procedimentos. Com tudo mapeado, é feita a atualização da normatização e posterior disponibilização do processo na intranet.

Investimento em infraestrutura e tecnologia potencializam atuação do servidor

O pilar Processos acaba se tornando fundamental também para a eliminação do uso de papel, que é uma outra meta do DER/PR. “Nós deixamos de tramitar fisicamente. Os processos acontecem dentro do sistema e tudo tramita através do protocolo digital. Hoje, um processo novo já nasce digital.” explica Marco Cordeiro.

Para que o servidor tenha condições de desempenhar sua função com excelência, o projeto do DER/PR também conta com a adequação das instalações físicas e de equipamentos. Essas ações entram no pilar Infraestrutura. Segundo Cordeiro, o Departamento vem adequando e reequipando suas instalações físicas para que haja capacidade de operação nos próximos 10 anos.

Operação do DER/PR é apoiada pelo SIDER

A parceria entre Softplan e DER/PR é ressaltada mais especificamente no quarto pilar, o da Tecnologia. O Departamento foi um dos primeiros a adotar o SIDER para fazer a gestão da infraestrutura rodoviária no país, sendo usuário do software desde março de 1997.

“Na área de tecnologia, nós temos dois parceiros muito importantes para nós: a Celepar e a Softplan. Hoje, o SIDER dá suporte para toda a nossa operação. É uma solução que nós já temos há muito tempo. Imagino que o DER esteve no início da história desse software e temos muito orgulho disso. A gente vem evoluindo a tecnologia e, hoje, temos um sistema que nos atende muito bem.” Marco Cordeiro, Diretor Administrativo e Financeiro do DER/PR.

Composto por diversos módulos, o SIDER atende o órgão em frentes variadas. Segundo Marco Cordeiro, o DER/PR conta com módulos que são usados na Diretoria Administrativo-Financeira, na Diretoria Técnica e na Diretoria de Operação.

De acordo com Rafael Scala, especialista do SIDER na Softplan, a tecnologia é uma plataforma modular, que permite acompanhar desde a realização de obras até a administração da sua manutenção ou mesmo exploração das faixas de domínio.

“O SIDER automatiza rotinas e oferece uma separação clara de todos os passos e procedimentos envolvidos, promovendo agilidade e eficiência. A gestão de obras, das receitas, da fiscalização e da operação e manutenção rodoviárias são as grandes áreas atendidas pelos módulos da plataforma.” Rafael Scala, Gerente de Contas Especiais da Softplan.

“Queremos atuar nos próximos 10 anos com uma infraestrutura atualizada, sistemas de ponta e pessoas capacitadas”, afirma Marco e complementa, “a tecnologia vem avançando a passos largos e a gente está buscando essa atualização nas nossas soluções, tanto com nossa parceria junto da Softplan, na questão SIDER, quanto com a Celepar”.

Histórias de sucesso e tecnologia para DERs

Visite nosso blog e conheça histórias de sucesso de outros Departamentos de Estradas de Rodagem que, assim como o DER/PR, estão transformando sua gestão e levando mais eficiência às suas atuações. Leia: DER/DF é referência em padronização da administração e manutenção da infraestrutura no DF.

Ou visite o site do SIDER e fale com um especialista para entender mais sobre nossa tecnologia especializada na gestão da infraestrutura rodoviária.

*Os depoimentos do Diretor Marco Cordeiro aqui apresentados foram extraídos da sua palestra ministrada no evento Gestão Pública Talks 2021.


 

 

 

Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais