A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS/SP) investiu em tecnologia para gerir um dos maiores projetos de reestruturação, requalificação e ampliação da rede de atendimento de saúde da cidade. É o denominado Programa Avança Saúde.  

objetivo é melhorar as condições de saúde da população de toda a região da capital. E, para isso, conta com financiamento estrangeiro do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) no valor de US 100 milhões, além de investimentos próprios da SMS/SP, num total de US$ 200 milhões. A gestão financeira dos expressivos valores e do projeto em si deve observar uma série de detalhes. 

Segundo o Coordenador Geral do Programa Avança Saúde São Paulo, Humberto Schmidt, uma das exigências do banco é que a gestão do contrato de empréstimo conte com um sistema informatizado de gestão físico e financeira do projeto, ou seja que as questões de avanço físico e de gastos financeiros sejam acompanhadas rigorosamente através de um sistema que o próprio banco tenha acesso.” 

A partir de tal exigênciaa Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo passou a buscar uma solução que atendesse não só as necessidades dprópria secretaria para ter o controle das suas ações, mas principalmente para atender as obrigações com o BID. 

Do procedimento licitatório resultou a contratação da Softplan, empresa catarinense com 30 anos de experiência no desenvolvimento de soluções para a gestão pública. No projeto, foram combinadas duas soluções integradas para apoiar o bom andamento do programa: o Obras.gov  e o SAFF. 

O SAFF, por ser uma solução especialmente desenvolvida para gestão de projetos com financiamento de instituições financeiras internacionais, como no caso, o BID. E o Obras.govsolução específica para gestão de contratos de obras públicas. 

A Gestão transparente de 150 obras em unidades de saúde  – Obras.gov

A objetivo da contratação do Obras.gov se deu por grande parte das ações do programa estar relacionada a obras.  Ao total serão realizadas cerca de 150 obras na construção de novos equipamentos, adaptação e transformação das unidades de saúde em todas as regiões da cidade de São Paulo. 

“A secretaria solicitou que um modelo específico de gestão de obras fosse incluído, para que pudéssemos ter um controle maior da gestão dos contratos de obras, porque no projeto existe um grande peso financeiro dos custos das obras.” reforça a Coordenador do Programa. 

A solução tecnológica especializada na gestão de obras públicas da Softplan acabou por apresentar “mais do que era exigido”, nas palavras de Humberto. 

Mapa Interativo de Obras

O Mapa Interativo de Obras, por exemplo, é uma funcionalidade com grande valia para administração públicaEle permite que qualquer cidadão tenha acesso às informações básicas das obras do projeto, acompanhe o status de execução em andamento, bem como as informações financeiras e até mesmo fotos do canteiro de obras.  

Confira o Mapa de Obras da SMS/SP e veja como funciona essa importante ferramenta:  https://smssp.obrasgov.com.br/obras-gov-map/#/map 

Dessa forma, todas as informações das obras do Programa Avança Saúde ficam disponibilizadas na web e em tempo real.  A coordenação do Programa comemora os resultados que vem obtendo pelo uso da tecnologia. “O projeto passa a ser divulgado de uma forma simples, entendível, amigável. Um cidadão que queira saber em que estágio que está a obra da região do bairro dele, o link fica no site da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.”, Humberto Schmidt. 

Coordenador ainda ressalta, “isso ajuda não só a gestão do projeto mas ajuda também algo que é muito importante hoje, que é dar transparência aos dados, transparência as informações, algo que também que o BID nos cobra, que é que se comunique para fora, para a comunidade, para a sociedade as informações do projeto.”  

Outro ponto considerado importante por Alexandre Poça Rodrigues, responsável por gerir o Obras.gov junto às empresas contratadas para o Programa Avança Saúde, é que a solução “favorece a não utilização de papel impresso. Ele emite os relatórios de forma que elaboração de todas as fotos e dados não necessitem mais de impressão do material, estamos utilizando de assinaturas eletrônicas, de modo que gera uma grande sustentabilidade para o planeta” 

Veja o Depoimento do Humberto Schmidt, Coordenador Geral do Projeto Avança Saúde São Paulo, falando sobre o Obras.gov.

“O Obras.gov vai muito além da gente simplesmente lançar as informações dentro do sistema digital (…). Ele pega o processo desde a origem até o seu final, até o encerramento de um contrato. Tudo sendo lançado dentro do sistema. Aonde a operacionalidade da gestão do contrato passa a ser não só fazer upload de documentos, não é só escanear e subir os documentos, mas sim processar as informações” 

Entregas dentro do prazo, tempo e escopo planejado – SAFF

Já o SAFF, solução também utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo no âmbito do Programa Avança Saúde, é uma plataforma completa que facilita a gestão do projeto como um todo. A tecnologia dá condições para que o projeto seja efetuado dentro do tempo, custo e conforme o escopo planejado. O que é um verdadeiro desafio, diga-se de passagem.  (Saiba mais sobre “Os principais desafios de Projetos cofinanciados no Brasil) 

O sistema, o SAFF, ele nos proporciona justamente uma transparência do processo, da gestão do projeto, que de fato com os números todos centralizados, da gestão físico e financeira, ou sejados avanços de produto e da execução financeira do projeto, a gente passa essa transparência para o banco a qualquer momento. Facilita o acesso às informações, além de relatórios que o banco nos solicita semestralmente e são gerados automaticamente para o sistema.” afirma Humberto Schmidt. 

Além disso, o Coordenador do Programa Avança Saúde destaca a importância de obter rapidamente todas informações do projeto para a boa governança do mesmo.

“Nós somos demandados todo o tempo por autoridades que querem saber como está a gestão ou qual é o status do projeto e rapidamente é identificável dentro do sistema, com abertura da tela, com painéis que você pode gerenciar, ou com relatórios que você gera com um clique.” 

Também comemora o sucesso do uso da solução, Delcy Maria Zucchini, a qual atua com o foco principal nas questões financeiras relativas ao Programa. Fomos muito bem treinados.  Tivemos um suporte e um treinamento para isso, e aí foi todo um aprendizado. Nverdadeo SAFF função principal é gerar relatórios gerenciais que demonstrem a transparência e a conversão que eu fiz em reais para dólares, é eu acho que isso daí é uma grande vantagem do sistema” 

Humberto Schmidt ainda conclui “Esses painéis e relatórios são ferramentas fundamentais para que a gente possa coordenar um projeto como esse. Não só para atender as exigências do BID como também para que a gente possa ser eficaz na gestão do trabalho.”

benefício não é somente para o órgão, mas principalmente para a sociedade, que pode usufruir das benfeitorias propostas por esses valiosos projetos. Afinal, governos inovadores e digitais são mais efetivos, ágeis, justos, simples e próximos de seus cidadãos. Parabéns a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo pela iniciativa! Temos orgulho em fazer parte dessa importante missão. 

Entendendo o Programa Avança Saúde – SMS/SP

Sobre o Programa: Programa de Reestruturação e Requalificação das Redes Assistenciais da Cidade de São Paulo (Avança Saúde SP). A ser parcialmente financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Ações em Andamento (Mapa de Obras)
Regulamento Operacional do Projeto
Avisos de Aquisições

Deixe um comentário