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A Startup WeGov entrevistou cerca de 400 servidores públicos em todo o Brasil e apresentou os resultados em seus canais da internet. A pesquisa contou com o apoio do setor de Inteligência Competitiva da Sotfplan. 

 

A Pesquisa coletou informações de 373 servidores públicos em todo o Brasil e identificou que a maior parte das instituições públicas, da qual os respondentes fazem parte, estão aderindo ao trabalho remoto durante a quarentena recomendada por autoridades governamentais como medida preventiva a pandemia de COVID-19. No entanto, menos de um quarto dos entrevistados (22%) considera que o órgão dispõe de toda a infraestrutura necessária para a execução do home office. 

Os servidores que deram nota inferior a 10 a seus locais de trabalho relataram problemas como falta de acesso remoto a suas máquinas ou servidores (9,4%), dificuldades de acesso à internet (3,1%), falta de recursos tecnológicos (2,4%), de ferramentas adequadas (4,3%) e de suporte apropriado (1,6%). Metade dos entrevistados também informou que o home office nunca havia sido usado pela instituição. 

O trabalho remoto

Segundo André TamuraDiretor da WeGov e organizador da pesquisa, as ações de combate ao Corona vírus escancararam um grande desafio de prefeituras, autarquias, fundações e secretarias públicas do país: a transformação digital. Algo que outras pesquisas mostram que, quando implementada, aumenta a produtividade do servidor e melhora o atendimento e a satisfação da população pelos serviços prestados pelo órgão público”.  

pesquisa também identificou que 66% dos respondentes nunca tinham trabalhado em home office. Mesmo assim, demonstraram ter uma visão positiva em relação ao modelo, com 72% respondendo positivamente a ele. As ferramentas mais utilizadas pelas pessoas para se manterem conectadas com o trabalho durante este período, citadas pelos pesquisados, foram WhatsApp, VPN para conexão com os servidores da instituição e ferramentas do Google. Porém, também foram citados outros serviços como Skype, Zoom e Trello

Na visão do cidadão

O instituto de pesquisa Gartner publicou dados que indicam que 89% dos cidadãos esperam da gestão pública a mesma agilidade no atendimento digital que a do setor privado.

“O governante que compreender que a sociedade anseia por isso, certamente será reconhecido. Principalmente neste momento de isolamento social. As pessoas querem e precisam seguir tendo acesso a serviços e processos de suas casas”, observa Marcelo Fett,  ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, e atual diretor de Relações com o Mercado da Softplan – empresa especializada em transformação digital do setor público há 29 anos e que contribuiu com a pesquisa. 

Unidade de Gestão Pública da Softplan oferece um portfólio de soluções tecnológicas que levam a Transformação Digital em diferentes esferas do governo. Cidades como São Bernardo do Campo/SP, Aracaju/SE, Mata de São João/BA, clientes da Softplan, são referência nas suas respectivas regiões como modelo de gestão pública digital. O Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, recentemente usou suas redes sociais para divulgar o resultado da gestão digital em obras de mais de 100 unidades de saúde. Outras Instituições como o DER/MG vem mantendo atendimentos online e o DER/DF construiu um case de sucesso com o aumento expressivo da arrecadação após a implantação de sistemas de gestão digital. 

Nas Redes Sociais

Nas redes sociais da empresa catarinense, está sendo veiculada campanha Brasil Digital não para (#obrasildigitalnaopara), com depoimentos das equipes residentes em Instituições públicas que estão mantendo os atendimentos online ao cidadão e conseguindo dar suporte aos trabalhos remotos dos servidores por meio da tecnologia. 

WeGov uma startup que atua como um espaço de aprendizado e inovação no setor público e atende mais de 300 instituições públicas e mantém uma série de eventos direcionados ao avanço da Transformação Digital nesse setor. No próximo dia 08, a Startup vai promover mais uma edição do Redes WeGov, evento de comunicação e tecnologia que acontece há 7 anos, e que nesta edição será 100% online e foi rebatizado de RedesOn. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento wegov.net.br/evento/redes-on 

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    Ajuda a criar conexões verdadeiras entre empresas e colaboradores através da comunicação estratégica.

Camila Gallo

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