Skip to main content

No dia 29 de abril, o Centro de Inovação e Tecnologia de Barueri (CIT) promoveu uma live sobre os impactos do programa Barueri sem Papel. Em uso há cerca de duas semanas, a solução vai digitalizar os processos administrativos da Prefeitura. O programa já mostrou resultados expressivos para a economia, sustentabilidade e rotina dos servidores. Esses foram alguns dos pontos destacados pelos convidados durante a transmissão.

Entre os convidados estavam Jonatas Randal, Secretário de Inovação e Tecnologia, Cilene Bittencourt, Secretária de Administração, e Dr. Marco Aurélio Toscano, Secretário de Negócios Jurídicos. Também participaram João Azevedo, Vladimir Clestino e Victor Hugo. A transmissão aconteceu no canal do YouTube da TV Inovação Barueri, no programa Barueri Sustentável, apresentado por Maria Adélia Santos.  Assista à gravação no link abaixo.

Assistir ao programa Barueri Sustentável

Sobre o programa Barueri sem Papel

O programa Barueri Sem Papel vai desburocratizar processos, substituindo a tramitação em papel pela tramitação digital. Ela passará do físico para a ferramenta de automação desenvolvida pela Softplan. Além de dar eficiência para o dia a dia da população e de otimizar a rotina dos servidores, a iniciativa vai trazer mais sustentabilidade e economia para a cidade.

Essas vantagens já foram percebidas em 12 dias úteis do uso da ferramenta. Nesse período, a Prefeitura gerou 5357 protocolos eletrônicos, 41 mil documentos digitais e 106 mil páginas. Como resultado, ela deixou de usar 41 toners e 495 quilos de papel. Estes precisariam de 1 milhão de litros de água e 11 árvores para serem fabricados.

Além da economia de dinheiro e de recursos naturais, o uso da ferramenta já poupou 1786 horas de trabalho dos servidores. Elas seriam gastas em tarefas de protocolo, montagem e transporte de processos. Parte dessa otimização de tempo se deve ao treinamento dos servidores para o uso da solução digital. Saiba mais sobre as oficinas de sensibilização e capacitação realizadas pela Softplan com a Prefeitura de Barueri aqui.

Autor

  • blank