Skip to main content

Nada melhor para representar ações de respeito ao meio ambiente do que o exemplo da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (SEMIL, antiga SIMA), que há 2 anos iniciou o processo de Transformação Digital de seus processos administrativos e os resultados beneficiaram diretamente pessoas e recursos naturais. 

Os números impressionam, e os ganhos vão além de apenas economia financeira, mas melhoria do desempenho das equipes, economias de tempo, espaço e transparência na relação Serviço Público x Cidadão, e o Meio Ambiente. 

Desde a implantação do sistema e-ambiental, em maio de 2017, são mais de 319 mil processos digitais, economizando 159 mil horas de trabalho. O equivalente ao trabalho de uma equipe de 86 servidores por um ano inteiro, apenas montando manualmente os processos físicos em papel. E falando em papel, a economia com os processos físicos, neste mesmo período, é de 17 milhões de folhas de papel, num total de R$ 9,5 milhões economizados só em material de escritório! 

Dinheiro, tempo e pessoas focadas num atendimento público muito mais eficiente. E, claro, toda essa agilidade beneficia também na economia de recursos naturais envolvidos nesses processos. Mais de 210 kw de energia, 4 milhões de litros de água e 638 árvores poupadas, além de 51 toneladas de CO² a menos na atmosfera.    

Toda a mudança promovida pela SEMIL é possível através da tecnologia e do uso de sistemas de gerenciamento de processos e também, pela mudança de mindset de gestores públicos alinhados com um novo modelo de gestão, onde o cidadão é parte dos processos e espera o melhor desempenho das instituições públicas e seus servidores. Atualmente, o e-ambiental possui 58.884 usuários ativos no portal. 

Segundo Fernando Munhoz, Coordenador do projeto na SEMIL pela Softplan, “Trabalhar nesse projeto de transformação digital está sendo uma oportunidade extremamente positiva. É memorável contribuir para a melhoria na eficiência nos serviços públicos, principalmente quando promovemos a celeridade de processos de preservação e fiscalização do meio ambiente, assunto que é prioridade para a atualidade. 

Em São Paulo, além da SEMIL outras Instituições já possuem processos 100% digitais, um exemplo é o Tribunal de Justiça e Secretaria Municipal de SaúdeA Transformação Digital nessas instituições contou com tecnologia Softplan, empresa catarinense com 29 anos de experiência no desenvolvimento de soluções para o setor público. 

Fale com um de nossos especialistas!

Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais
Mirella Meira

Mirella Meira

Formada em Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, atua como analista de Marketing com foco em mídias sociais e estratégia de conteúdo.

Deixe um comentário