Skip to main content

No dia 1º de outubro se comemora o Dia do Idoso, e a Unidade de Gestão Pública da Softplan se orgulha de participar da criação e desenvolvimento dos serviços públicos digitais oferecidos a população de mais idade.

Antes da transformação digital de algumas instituições, o idoso normalmente se deparava com filas grandes e demoradas, falta de estrutura para o conforto e acessibilidade do idoso, poucos atendentes disponíveis e urgência para solicitar serviços públicos.

Vários idosos já passaram por essa situação. Mesmo com atendimento prioritário, alguns serviços públicos não são tão eficientes quanto a internet.

Para facilitar e agilizar o atendimento à população com mais de 60 anos, é que muitos órgãos buscam ofertar serviços importantes para a população por meio de canais digitais.

Serviços a um clique, pela internet

É o caso da Prefeitura São Bernardo do Campo, um dos primeiros serviços a se tornar completamente digital foi a emissão do Cartão Nacional da Pessoa Idosa e Pessoa com Mobilidade Reduzida. Por meio dele, o cidadão tem acesso a direitos e serviços voltados ao atendimento, como vagas reservadas de estacionamento.

Antes da digitalização do serviço, “o idoso tinha que vir até a prefeitura, se locomover, pedir o cartão, esperar o cartão ser confeccionado. O tempo de 40 dias passou para 10 minutos!!” comenta Lessa, responsável pela implantação do projeto de digitalização de São Bernardo do Campo. Desde 2016 quando o serviço digital foi implantando na prefeitura, o idoso pede o cartão de casa, basta solicitar pela internet, e em questões de minutos, ele está com ele em mãos.

A digitalização torna mais fácil o acesso aos serviços da prefeitura por parte dos cidadãos, de acordo com o secretário municipal de Administração e Inovação, Pedro Pinheiros. A medida garante, ainda, agilidade e transparência no trabalho dos servidores.

“O objetivo da nossa administração é aproximar o cidadão do poder público, da prefeitura. A digitalização oferece esta oportunidade, porque o cidadão pode solicitar o que precisa da prefeitura no conforto de seu lar, e tudo é feito rapidamente. Temos recebido visitas de outras prefeituras para conhecer a metodologia, o sistema, como funciona, a questão da agilidade e o nosso fluxo de trabalho”, explica Pinheiros.

Mais exemplos

Em Florianópolis o cartão do idoso também pode ser solicitado inteiramente online. Desde 2017 o serviço já é prestado de forma digital, e conta com mais de 11 mil solicitações desde então.

Na época da digitalização do serviço, a credencial para estacionamento em vagas de idosos e de pessoa com deficiência estava entre as maiores demandas de serviço da Prefeitura de Florianópolis. Por isso, o poder executivo priorizou disponibilizar esses pedidos pelo portal da próprio prefeitura.

Outro dado interessante, é na esfera federal, de acordo com os números apresentados no portal Gov.br, o serviço mais solicitado de forma digital no portal do governo federal é justamente o de aposentadoria por idade, somando 1 milhão de solicitações anuais.*

A relação do idoso com a tecnologia

Enfim, não podemos negar que a cada dia que passa, observamos cada vez mais os idosos se adaptarem a essa nova realidade, afinal até simples interações como administrar dinheiro em um banco ficou diferente do que costumava ser. O uso de novas tecnologias está em todos os lugares, de hospitais à supermercados, do serviço privado ao público.

E quando tratamos da esfera pública, sabemos que além de garantir mais economia e sustentabilidade ao meio ambiente, através da redução de papel, o uso da tecnologia também otimiza o tempo empregado pelos cidadãos, que não necessitam se deslocar e enfrentar filas para receber atendimento, em especial para a população mais idosa, ainda mais em um momento delicado para a saúde dessas pessoas.

Saiba mais sobre o case de SBC na digitalização dos seus processos

Acesse nossa biblioteca digital

Baixe o Ebook:  5 dicas para acertar na escolha de uma solução para digitalização e automação de processos para a Gestão Pública

Reunimos cinco principais itens que devem ser observados pelos gestores públicos e que precisam ser atendidos pelo fornecedor da solução para que ela funcione de acordo com o esperado.

Faça o seu checklist e fique pronto para implementar uma solução completa para a gestão de processos digitais.

 

*Fontes:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/
https://acate.com.br/noticias
https://pmf.sc.gov.br/noticiais

Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais
Mirella Meira

Mirella Meira

Formada em Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, atua como analista de Marketing com foco em mídias sociais e estratégia de conteúdo.

Deixe um comentário