No dia 1º de outubro se comemora o Dia do Idoso, e a Unidade de Gestão Pública da Softplan se orgulha de participar da criação e desenvolvimento dos serviços públicos digitais oferecidos a população de mais idade.

Antes da transformação digital de algumas instituições, o idoso normalmente se deparava com filas grandes e demoradas, falta de estrutura para o conforto e acessibilidade do idoso, poucos atendentes disponíveis e urgência para solicitar serviços públicos.

Vários idosos já passaram por essa situação. Mesmo com atendimento prioritário, alguns serviços públicos não são tão eficientes quanto a internet.

Para facilitar e agilizar o atendimento à população com mais de 60 anos, é que muitos órgãos buscam ofertar serviços importantes para a população por meio de canais digitais.

Serviços a um clique, pela internet

É o caso da Prefeitura São Bernardo do Campo, um dos primeiros serviços a se tornar completamente digital foi a emissão do Cartão Nacional da Pessoa Idosa e Pessoa com Mobilidade Reduzida. Por meio dele, o cidadão tem acesso a direitos e serviços voltados ao atendimento, como vagas reservadas de estacionamento.

Antes da digitalização do serviço, “o idoso tinha que vir até a prefeitura, se locomover, pedir o cartão, esperar o cartão ser confeccionado. O tempo de 40 dias passou para 10 minutos!!” comenta Lessa, responsável pela implantação do projeto de digitalização de São Bernardo do Campo. Desde 2016 quando o serviço digital foi implantando na prefeitura, o idoso pede o cartão de casa, basta solicitar pela internet, e em questões de minutos, ele está com ele em mãos.

A digitalização torna mais fácil o acesso aos serviços da prefeitura por parte dos cidadãos, de acordo com o secretário municipal de Administração e Inovação, Pedro Pinheiros. A medida garante, ainda, agilidade e transparência no trabalho dos servidores. “O objetivo da nossa administração é aproximar o cidadão do poder público, da prefeitura. A digitalização oferece esta oportunidade, porque o cidadão pode solicitar o que precisa da prefeitura no conforto de seu lar, e tudo é feito rapidamente. Temos recebido visitas de outras prefeituras para conhecer a metodologia, o sistema, como funciona, a questão da agilidade e o nosso fluxo de trabalho”, explica Pinheiros.

Mais exemplos…

Em Florianópolis o cartão do idoso também pode ser solicitado inteiramente online. Desde 2017 o serviço já é prestado de forma digital, e conta com mais de 11 mil solicitações desde então.

Na época da digitalização do serviço, a credencial para estacionamento em vagas de idosos e de pessoa com deficiência estava entre as maiores demandas de serviço da Prefeitura de Florianópolis. Por isso, o poder executivo priorizou disponibilizar esses pedidos pelo portal da próprio prefeitura.

Outro dado interessante, é na esfera federal, de acordo com os números apresentados no portal Gov.br, o serviço mais solicitado de forma digital no portal do governo federal é justamente o de aposentadoria por idade, somando 1 milhão de solicitações anuais.*

A relação do idoso com a tecnologia

Enfim, não podemos negar que a cada dia que passa, observamos cada vez mais os idosos se adaptarem a essa nova realidade, afinal até simples interações como administrar dinheiro em um banco ficou diferente do que costumava ser. O uso de novas tecnologias está em todos os lugares, de hospitais à supermercados, do serviço privado ao público.

E quando tratamos da esfera pública, sabemos que além de garantir mais economia e sustentabilidade ao meio ambiente, através da redução de papel, o uso da tecnologia também otimiza o tempo empregado pelos cidadãos, que não necessitam se deslocar e enfrentar filas para receber atendimento, em especial para a população mais idosa, ainda mais em um momento delicado para a saúde dessas pessoas.

 

Saiba mais sobre o case de SBC na digitalização dos seus processos:  https://bit.ly/33hcVFK 

Acesse nossa biblioteca digital

Baixe o Ebook:  5 dicas para acertar na escolha de uma solução para digitalização e automação de processos para a Gestão Pública

Reunimos cinco principais itens que devem ser observados pelos gestores públicos e que precisam ser atendidos pelo fornecedor da solução para que ela funcione de acordo com o esperado.

Faça o seu checklist e esteja pronto para implementar uma solução completa para a gestão de processos digitais.

 

*Fontes:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/
https://acate.com.br/noticias
https://pmf.sc.gov.br/noticiais

Deixe um comentário