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A Prefeitura de Barueri disponibilizou 157* serviços online ao cidadão em seu Portal de Atendimento, ampliando os benefícios do projeto Barueri Sem Papel. Com a novidade, os moradores podem abrir e acompanhar pela internet o andamento de processos como cartão do idoso, cadastro cidadão, recurso para conversão de multa de trânsito em advertência e autorização para remoção de árvores.

Barueri Sem Papel proporciona serviços online ao cidadão

A disponibilização de serviços online para o cidadão é um dos objetivos do Barueri Sem Papel. Por meio desse projeto, em abril de 2021, a Prefeitura implantou um software de automação de processos administrativos, que substitui a tramitação física pela tramitação digital. Desde então, os novos processos internos da administração municipal são 100% digitais.

Como resultado, a Prefeitura ganhou mais celeridade, transparência e eficiência econômica; e deixou de gastar tempo, dinheiro e recursos naturais com a produção e movimentação de arquivos físicos. Conheça mais sobre o projeto Barueri Sem Papel e seus benefícios para a prefeitura, o servidor e o cidadão.

As vantagens dessa Transformação Digital chegam agora ao atendimento ao cidadão. Em entrevista ao site oficial da Prefeitura, o administrador do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), Jonatas Randal, ressaltou que “o objetivo é justamente conectar o cidadão com os serviços municipais de forma prática e segura, e desburocratizar o atendimento trazendo ainda mais transparência.”

Cartão Nacional do Idoso é o serviço mais procurado no Portal de Atendimento

A conexão prática e segura e o atendimento desburocratizado foram vivenciados pelo cidadão Miguel Barbosa Pereira, de 62 anos, primeiro morador a fazer a solicitação do Cartão Nacional do Idoso no Portal de Atendimento. “É um serviço muito legal, porque a pessoa não precisa sair de casa para ter acesso ao serviço que é um direito”, disse Miguel Pereira em entrevista para o site oficial da Prefeitura. Leia mais sobre a história do morador que emitiu o primeiro cartão do idoso online em Barueri.

A emissão do Cartão Nacional do Idoso é o serviço mais procurado no Portal de Atendimento de Barueri. Antes da Transformação Digital, o documento era emitido presencialmente. O filho de Miguel, Juliano Pereira, vivenciou as duas experiências, pois auxiliou o pai com o a navegação no Portal de Atendimento e a mãe, que fez a solicitação ainda na tramitação física, precisando ir até aos balcões de atendimento da Prefeitura. “Como ela é idosa, houve uma dificuldade para se deslocar até o Centro. Precisei acompanhá-la, pegamos senha e aguardamos na fila. Já para o meu pai, fizemos tudo em casa. No dia seguinte eu imprimi e plastifiquei o cartão” relatou Juliano Pereira em entrevista ao portal oficial de Barueri.

Softplan apoia Barueri na digitalização de serviços para o cidadão

A tecnologia por trás da modernização da prefeitura de Barueri é o Solar BPM, solução especializada em processos administrativos de instituições públicas e desenvolvida pela Softplan . “Ações como essa vêm para desburocratizar de verdade, eliminar etapas desnecessárias e a visita presencial em setores de atendimento. Com isso, a Prefeitura consegue deixar a solicitação de serviços aberta 24 horas por dia, de qualquer lugar do país e de uma forma rápida e transparente” reflete Fernando Munhoz, coordenador de serviços da Softplan, em reportagem produzida pela Prefeitura de Barueri.

Visite o site do Solar BPM, conheça mais sobre a solução e fale com um especialista na Transformação Digital de processos administrativos!

*Número referente aos serviços disponíveis até 16 de fevereiro de 2022 no Portal de Atendimento.  
**As imagens desta notícia trazem o morador Miguel Pereira com o seu Cartão Nacional do Idoso. Fonte: Portal da Prefeitura de Barueri. 

Os desafios e resultados da Transformação Digital da Prefeitura de Barueri foram contados em detalhes no Gestão Pública Talks 2021.

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